Eles fizeram uma imersão pela zona rural de Alagoinhas e arredores. E o resultado está revelado em imagens. "Caminhos do Sertão", a primeira exposição dos baianos Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana, está em cartaz até 24 de agosto na galeria Cláudio Colavolpe, na Pituba.
Guiados pelo curador João Machado, o grupo de seis retrata nas 18 imagens da mostra o dia a dia e a simplicidade do povo sertanejo e trabalhador, seja nas feiras livres ou arriscando suas vidas em carvoarias, em prol do sustento.
Para Marta Suzi, o poder indescritível da luz do sertão, a sutil e bela estética de pessoas anônimas e sofridas, em ambientes áridos, são as principais riquezas reveladas na experiência. "Ver com os olhos do coração" foi o grande desafio para Vânia Viana. “Deixamos de lado a confusão ruidosa da cidade e mergulhamos no singelo, no ordinário que é tão vibrante".
Sertão não é feito só de tristeza e seca, também é feito de estações, como mostra a foto de Marcelo Pinna
Natural de Xique-Xique, o curador João Machado saiu cedo de sua terra, aos 19 anos, em busca de trabalho. Começou a fotografar em São Paulo, em 1993, como autodidata, quando reencontrou o seu principal tema, a Bahia. Desde 2002, registra anualmente os romeiros de Bom Jesus da Lapa.
"Nosso interesse maior com a exposição Caminhos do Sertão é fomentar a arte fotográfica na Bahia, abrindo espaço para que novos nomes possam surgir, num mercado tão restrito como o de arte, em Salvador", conta o galerista Cláudio Colavolpe. A galeria completa dois anos em agosto.
Anote
Exposição: Caminhos do Sertão
Data: Até 24 de agosto. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba (3452-1966)