No ambiente de trabalho, todo cuidado é pouco, e muitas vezes a forma de se expressar pode atrapalhar o dia a dia profissional. Além de palavrões e insultos, os empregados devem evitar usar expressões que podem ser interpretadas como falta de profissionalismo.
Em entrevista, a Gerente de Recursos Humanos do Grupo Ser Educacional, Irenilda Barbosa, exemplificou algumas frases e explicou o importância de evitar essas situações.
"Saber se comunicar hoje no ambiente de trabalho é primordial. As empresas têm exigido cada vez mais que o profissional saiba transmitir de fato uma informação ao receptor sem nenhum ruído e de forma clara. E muitas vezes o que dizemos pode ser interpretado de forma equivocada. Até mesmo o uso contínuo pode acabar com a sua carreira na empresa", esclarece Irenilda.
Segundo a especialista, ninguém vai ser demitido diretamente por causa dessas frases, porém, a frequência delas, consequentemente, vai desgastar a imagem do profissional e colocar a sua credibilidade em risco. "Isso pode sim gerar conflitos e chegar até um possível desligamento na empresa. A forma de você falar, o que você fala e suas ações dizem muito sobre você", reafirma a Gerente de RH.
A especialista ainda diz que em um ambiente de trabalho, os empregadores buscam colaboradores profissionais e éticos. Funcionários que usam determinadas expressões, provavelmente serão substituídos. Por isso é sempre importante pensar e estruturar bem o que vai ser dito para não gerar margens de má interpretações, principalmente quando a conversa é com o gestor.
Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente:
"A culpa não é minha"
Esse tipo de frase gera falta de confiança entre o gestor e os colegas de trabalho. É necessário assumir nossos próprios erros. E mesmo se a culpa não for sua, é preciso tentar resolver o problema de forma compreensiva.
"Isso é impossível ou não posso fazer nada"
A frase denota pessimismo e falta de atitude para encontrar soluções possíveis. Procure ser facilitador e encontrar saídas para o ''impossível''.
"Isso não é problema meu ou esse não é o meu trabalho"
Essa frase demonstra uma atitude egoísta, com pouco espírito de equipe e cooperação. Vale lembrar que em uma empresa, todo mundo deve trabalhar em equipe e tentar falar a mesma linguagem. É importante ter em vista o crescimento coletivo.
"Mas eu sempre fiz dessa maneira"
A frase pode revelar falta de criatividade, resistência ao novo e modelo mental fechado ao passado. Esteja aberto para novas formas e maneiras de fazer.
"Isso não é justo ou isso só acontece comigo"
No ambiente corporativo, não há espaço para vitimização ou desculpas. Esse tipo de frase demonstra a visão de levar tudo para o lado pessoal. Seja mais compreensivo e paciente, talvez o seu chefe confie mais em você e por isso esteja lhe passando mais tarefas.
Dicas para evitar o uso dessas frases - Iranilda aconselha que um bom exercício é fazer uma pausa antes de falar algo do qual você pode se arrepender depois. Um forma de evitar esse tipo de situação é escrever o que vai ser falado com o supervisor, para que o profissional não corra o risco de se expressar de forma equivocada. "O que vai ficar no final é a imagem do funcionário, não só verbalmente, como também a expressão corporal. Os profissionais precisam não só ter frases positivas, mas atitudes também", finaliza a especialista.